Uma nova experiência

Me refiro à experiência de escrever um Blog. Meu primeiro.

Sou do tipo escritor introspectivo, daqueles que escreve para si mesmo sobre si mesmo. Expor textos ao mundo é quase como subir ao palco nu. Embaraçoso.

Num Blog, porém, me escondo sob um avatar e me sinto protegido no anonimato. Avatares. Me refiro aos pseudônimos que as pessoas assumem na Rede, é claro. A palavra vem da crença hinduísta, segundo a qual avatares são formas materiais dos deuses; homens ou animais. Daí deriva o significado por nós conhecido. Há outro, menos corriqueiro, ao menos no meu universo. "O avatar de um artista", seu processo metamórfico, sua transformação. E é promissor pensar em como os avatares da Internet possibilitam esse tipo de metamorfose; um Eu virtual é pouco reprimido, tem mais liberdade para expressar opiniões controversas ou intimistas, etc. e tal. Afinal é só você e uma tela. Sem pessoas fazendo caras feias ou agindo coercitivamente. A réplica humana vem só depois, não simultaneamente. E de qualquer forma ninguém te conhece realmente, que diferença faz?

Acho isso interessante.

Um comentário:

  1. prefiro andróides à avatares hehehe,
    voce é poeta urbano meu amigo!
    adoro vc tom, beijos tita

    ResponderExcluir